domingo, 27 de dezembro de 2009

"V DE VINGANÇA"



"V for Vendetta", nome original da trama, é uma história em quadrinho escrita por Alan Moore (em 1981) e ilustrada por David Lloyd e Tony Weare. Tornou-se filme 2006 produzido pelos irmãos Andy & Larry Wachowski (os mesmos da trilogia Matrix), dirigido por James McTeigue e estrelado por Natalie Portman e Hugo Weaving.
Numa Londres futurista e totalitária vive a jovem Evey. Ela trabalha na única rede de televisão do estado, que é controlada pelo governo, juntamente com o famoso apresentador Gordon Dietrich (Stephen Fry).
"V" é um anarquista decidido a derrubar o estado totalitário e assim dar início a revolução da Inglaterra. Incomparavelmente carismático (e como sempre digo: o carisma é o poder do ser humano) e ferozmente dotado na arte do combate. "V" vive no em galerias no subsolo da cidade.
O estado é controlado por Adam Sutler, ditador do regime totalitário (este nome que propositalmente parece-se com o de Adolf Hitler). Aliais toda essa parte do enredo é bem parecida com o regime Nazista, desde a ascensão de Hitler, o símbolo bem parecido com a suástica, a polícia secreta (no filme nomeada de "Dedos"), os campos de concentração e até o sumiço dos opositores ao regime. Dentre outras façanhas do ditador, o governo é acusado de matar aproximadamente 100 mil pessoas.
A história de Evey e "V" se cruza quando o revolucionário salva Evey de um ataque da policia secreta na casa de Gordon, que acaba misteriosamente desaparecido (morto). Para convencer Evey e também mostrar a ela a realidade do regime totalitário, "V" encena com ela (desde a noite que a salvou) o seu aprisionamento em um campo de concentração, inferno pelo qual ela acredita fielmente estar passando. À medida que Evey descobre a verdade sobre "V", ela também descobre algumas verdades sobre si própria e assim emerge uma inesperada aliada no plano para trazer liberdade e justiça a uma sociedade marcada pela crueldade e corrupção.
No ápice da trama, "V" dá inicio a queda da ditadura britânica no dia 05 de Novembro 1997, quando detona dois grandes marcos de Londres e toma o controle da televisão e das ondas de rádio, sugerindo aos seus concidadãos a rebelar-se contra a tirania e opressão.
O enredo aponta ainda uma forte crítica ao clero abordando escândalos de pedofilia, assassinatos e a busca pelo poder de certos indivíduos.


Um roteiro repleto de referências e mensagens subliminares "V de Vingança" é um ótimo filme para apreciação e questionamento. Um verdadeiro espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário