
"Corra Lola, Corra" é um filme alemão muito aclamado pela genialidade do roteiro e da montagem das cenas, que permitiu a criação de uma identidade própria e inovadora para a narrativa.
Lola, interpretada por Franka Potente, é uma garota um tanto quanto extravagante em sua forma de se vestir e com um namorado que se mete em uma 'pequena' encrenca. Manni, interpretado por Moritz Bleibtreu, perde exatos 100.000 marcos em um trem da cidade, dinheiro este que pertencia a uma quadrilha de foras-da-lei. Desesperado Manni liga para Lola e diz que se não conseguir o dinheiro em 20 minutos vai ter que acertar com a própria vida. Sem saber o que fazer, Lola começa uma desesperada corrida contra o tempo em busca de 100.000 marcos para salvar seu namorado.
Basicamente o enredo do filme é este. A história é contada três vezes, com pequenas alterações em cada uma delas e é ai que está à mágica do filme: o questionamento "E se eu tivesse feito isso ao invés daquilo?" e este questionamento nos revela três finais diferentes para a trama e também para o destino de alguns personagens que são apresentados durante a trama.
O diretor e roteirista do filme Tom Tykwer narra a casualidade do dia-a-dia das pessoas, mostrando os mesmos fatos desse dia-a-dia caso tivessem acontecido ou não. O modo como a história é abordada fazem do filme uma verdadeira obra de arte, as três histórias se entrelaçam de uma forma intrigante. Durante o filme também é revelado outra linguagem: desenhos animados utilizados para ilustrar Lola correndo atrás de seus objetivos.
"Corra Lola, Corra" ganhou dois prêmios: melhor filme estrangeiro no Independent Spirit Awards e o prêmio da audiência, no Sundance Film Festival. E ainda levou uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de melhor filme estrangeiro.
Dizem que o filme "Efeito Borboleta" foi inspirado em "Corra Lola, Corra", já que a premissa do filme é mostrar que mudanças nos acontecimentos podem levar a finais bem distintos. Mas este é um outro filme para outro momento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário