segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CHOCOLATE

Uma obra com um cenário pautado nesta maravilha do mundo que é o chocolate, não poderia ser diferente. Premiado em todo o mundo e ganhador do Oscar de: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz (Juliette Binoche), Melhor Atriz Coadjuvante (Judi Dench) e Melhor Trilha Sonora (Que, cá entre nós, é uma das melhores que já ouvi).
Assim como este artefato culinário, assistir a esse filme é realmente como estar degustando uma barra do doce produzido a partir do cacau. Mas, muito mais do que a maravilhosa sensação de estar apreciando este sabor inigualável, o filme chocolate aborda o eterno conflito entre o preconceito, a repressão, a alegria e o prazer de apreciar as coisas boas da vida.


Vianne Rocher (Juliette Binoche) é uma chocolateira que se muda em 1959 para uma pequena cidade francesa, uma comunidade católica que segue com severidade os mandamentos de "Deus" e também do "Homem", aqui retratado pelo Conde de Reynaud (Alfred Molina). A personagem forte e independente de Vianne causa insatisfação e indignação aos moradores da cidade, principalmente após abrir uma Chocolataria em pleno jejum da quaresma.
Aos poucos a carismática Vianne vai conquistando os moradores com suas delicias de chocolate e também com a habilidade de descobrir o "preferido" de cada morador. Isso deixa o Conde de Reynaud cada vez mais perturbado, pois para ele o inimigo da igreja está se materializando neste pequeno prazer de comer chocolates.
Mas, nada como apimentar o filme (assim como alguns doces com pimenta), com a chegada do forasteiro Roux (Johnny Depp). Ele e seus seguidores são visto pelos moradores da cidade como impuros e amizade de Vianne e Roux vai intrigar ainda mais a pequena comunidade.
Dirigido por Lasse Hallstrom, Chocolate é um filme daqueles que não se pode deixar de assistir! E é claro, tenham por perto uma boa barra de chocolate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário